segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Decoração clean: Uma nova tendência nas festas infantis!

 A atual tendência das festas infantis  está deixando as mamães  loucas! As esculturas em isopor, os painéis pintados com o tema da festa no fundo da mesa do bolo, toalhas de cetim, entre outras coisas estão perdendo lugar para elementos mais sofisticados e requintados (nem sempre mais caros) nas festinhas dos pimpolhos. Essa tendência “clean” privilegia uma decoração mais clara e limpa. A beleza e estilo da festa são ditados pela decoração. E mais sem muitos balões, mas perai, Festa de criança sem balões? Não precisa ser sem balões, pode ter a quantidade que quiserem mas olhem essas festas, eles não fazem muita falta.

     Mas afinal o que caracteriza a decoração clean? 
     Em linguagem décor: O estilo clean é caracterizado pela ausência de elementos ornamentais ou supérfluos, limpeza nas formas e pureza de linhas, ou seja, menos é mais! Também chamada de minimalista, a regra é evitar o excesso. São usadas poucas "coisas", apenas as essenciais, mas ao contrário do que se pensa, a decoração o ambiente não fica “sem graça”, e sim com uma cara mais funcional e limpa. E dentro dessa tendência clean encontramos festas feitas com elementos artesanais, no estilo do it your self! Assim, tudo pode ser personalizado, utilizando-se de técnicas de artesanato, como scrap, decoupage, patch, tudo com papéis e tecidos fofos, fazendo com que a festa seja única, e podendo ser de qualquer tema ou até mesmo sem tema, só com suas cores preferidas!

    Hoje este estilo já esta sendo utilizado  nas festas de casamento, aniversários, batizados, invadindo agora o universo infantil

Com relação aos docinhos podem ser servidos os tradicionais (beijinhos, brigadeiro, olho de sogra,...). O que muda é a forma que eles são é apresentados. Por exemplo, os mesmos docinhos passam a ser modelados com o tema da festa, ou com totens (mini adereço decorativo ou mini bandeira – personalizados com o tema da festa - espetados nos docinhos). E ainda podem ser utilizadas forminhas também personalizadas para abrigar os docinhos. Eles passam a fazer parte da decoração da mesa principal. São dispostos em bandejas, caixa de MDF forrada com tecido seguindo o mesmo padrão da festa, pratos de porcelana ou mesmo “soltos” (mas de forma padronizada) na mesa! Olha alguns exemplos feitos nas festas que já decorei e pela Ju Françoso (especialista nesse tipo de festa! Vale a pena conferir o trabalho dela... é de encher os olhos!).





Como elementos decorativos são utilizadas peças de porcelanas. Também são utilizados tecidos e fitas para forrar vasos e assim trazer mais charme para a mesa principal. Souplats forrados com tecido floral alternando com tecido de listras também é uma boa dica para a mesa dos convidados. Aqui o que vale é a imaginação...



A mesa propriamente dita pode ser utilizada na sua forma bruta (clássica, moderna, provençal ou cottage, rústica,...) tudo depende da linha do estilo que se deseja seguir. Também podem ser utilizadas toalhas ou trilhos, mas nada como nas festinhas tradicionais. Agora essas são mais elegantes!





2 comentários:

  1. Adorei, o post arrasou! Ana Claudia

    ResponderExcluir
  2. Wânia e Renata, amei o blog e claro me tornei seguidora na mesma hora. Parabéns pelo lindo trabalho que vcs tem feito. Espero um dia ver minhas bonecas nos eventos que produzem. Beijos e $uce$$o sempre!!!!

    ResponderExcluir