segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Decoração clean: Uma nova tendência nas festas infantis!

 A atual tendência das festas infantis  está deixando as mamães  loucas! As esculturas em isopor, os painéis pintados com o tema da festa no fundo da mesa do bolo, toalhas de cetim, entre outras coisas estão perdendo lugar para elementos mais sofisticados e requintados (nem sempre mais caros) nas festinhas dos pimpolhos. Essa tendência “clean” privilegia uma decoração mais clara e limpa. A beleza e estilo da festa são ditados pela decoração. E mais sem muitos balões, mas perai, Festa de criança sem balões? Não precisa ser sem balões, pode ter a quantidade que quiserem mas olhem essas festas, eles não fazem muita falta.

     Mas afinal o que caracteriza a decoração clean? 
     Em linguagem décor: O estilo clean é caracterizado pela ausência de elementos ornamentais ou supérfluos, limpeza nas formas e pureza de linhas, ou seja, menos é mais! Também chamada de minimalista, a regra é evitar o excesso. São usadas poucas "coisas", apenas as essenciais, mas ao contrário do que se pensa, a decoração o ambiente não fica “sem graça”, e sim com uma cara mais funcional e limpa. E dentro dessa tendência clean encontramos festas feitas com elementos artesanais, no estilo do it your self! Assim, tudo pode ser personalizado, utilizando-se de técnicas de artesanato, como scrap, decoupage, patch, tudo com papéis e tecidos fofos, fazendo com que a festa seja única, e podendo ser de qualquer tema ou até mesmo sem tema, só com suas cores preferidas!

    Hoje este estilo já esta sendo utilizado  nas festas de casamento, aniversários, batizados, invadindo agora o universo infantil

Com relação aos docinhos podem ser servidos os tradicionais (beijinhos, brigadeiro, olho de sogra,...). O que muda é a forma que eles são é apresentados. Por exemplo, os mesmos docinhos passam a ser modelados com o tema da festa, ou com totens (mini adereço decorativo ou mini bandeira – personalizados com o tema da festa - espetados nos docinhos). E ainda podem ser utilizadas forminhas também personalizadas para abrigar os docinhos. Eles passam a fazer parte da decoração da mesa principal. São dispostos em bandejas, caixa de MDF forrada com tecido seguindo o mesmo padrão da festa, pratos de porcelana ou mesmo “soltos” (mas de forma padronizada) na mesa! Olha alguns exemplos feitos nas festas que já decorei e pela Ju Françoso (especialista nesse tipo de festa! Vale a pena conferir o trabalho dela... é de encher os olhos!).





Como elementos decorativos são utilizadas peças de porcelanas. Também são utilizados tecidos e fitas para forrar vasos e assim trazer mais charme para a mesa principal. Souplats forrados com tecido floral alternando com tecido de listras também é uma boa dica para a mesa dos convidados. Aqui o que vale é a imaginação...



A mesa propriamente dita pode ser utilizada na sua forma bruta (clássica, moderna, provençal ou cottage, rústica,...) tudo depende da linha do estilo que se deseja seguir. Também podem ser utilizadas toalhas ou trilhos, mas nada como nas festinhas tradicionais. Agora essas são mais elegantes!





sábado, 13 de agosto de 2011

ARQUITETURA TEMÁTICA

Sempre adorei arquitetura temática e, em recente viagem a Natal, me hospedei no Hostel Lua Cheia e  pude vivenciar  de perto todo o seu encanto.  Só para melhor entendermos, este tipo de espaço propõe-se a fazer com que o visitante se transporte para o local  ou tema representado. A concepção de um Espaço Temático une elementos de cenografia em torno de um tema que passa  a nortear toda a concepção do espaço, transformando-o em uma realidade alternativa.


Fachada do Hostel Lua Cheia

Eleito um dos melhores do país, desde sua construção, em 1995, o Hostel,  construído como um Castelo Medieval, se tornou a edificação mais fotografada da cidade (a cada saída do Hostel era um flash, rs), sendo indicado em todos os maiores guias de turismo do Brasil e do mundo como  o Lonely Planet, Hostel Bookers, Quatro Rodas, dentre outros.  Está localizado na Praia da Ponta Negra em Natal e atrai milhares de pessoas que buscam uma forma de hospedagem diferente onde o objetivo é aproximar as pessoas de todo o planeta.


Eu e minha irmã Yara na ponte elevadiça da entrada do Hostel

Circular por seu corredores é como voltar no tempo, tudo à sua volta nos remete à Idade Média, desde à grande mesa coletiva de café da manhã (servido ao som de canto gregoriano e musicas renascentistas e barrocas!), ao jardim interno encantador (com a fonte da bruxinha) pasando pelos quartos que recebem nomes como Tribunal da Inquisição, Masmorra e Dormitório das Bruxas (o meu!); enfim,  tudo, tudo, nos leva para a atmosfera dos filmes medievais, com direito até a ponte elevadiça na entrada.

Sala de café da Manhã

Jardim interno


A Taverna Pub é um bar que fica nos  subterrâneos do Castelo, com música ao vivo e shows temáticos todas as noites. Todo o seu interior  nos remete à uma Taverna Medieval, com suas armaduras de cavaleiros medievais, brasões nas paredes, espadas e taças de prata. Até os funcionários se vestem como se estivessem na época do Rei Arthur!

Detalhe de arquitetura da Taverna

Eu, amiga Flávia Neves, Yara Muglia e a simpática garçonete vestida à carater 


Enfim, foi uma experiência fantástica em um local incrível! Fica a dica de viagem.
Para saber mais sobre o Hostel Lua Cheia, também conhecido como o Albergue da Bruxinha, acessem o site http://www.luacheia.com.br/