sábado, 30 de julho de 2011

Transformando o corredor

Que tal transformar aquela parede vazia do corredor da sua casa em um cantinho cheio de memórias? Geralmente sem graça e pouco aproveitado, este pode ser o espaço ideal para montar a galeria de fotos da família, expor fotos de viagens, dos amigos e de momentos especiais.
Pra começar, o ideal é que se escolha tons claros para esta parte da casa que costuma ser estreita e pouco iluminada. Cores claras aumentam o ambiente além de destacar melhor o seu trabalho. 




Usar molduras pretas e paspatour branco nas fotos dão um chame a mais à sua coleção. O ideal é usar tamanhos diferenciados de fotografias!
Se for usar móveis no corredor, tipo aparador, cuidado para deixar uma passagem de no mínimo 90 cm para a circulação.




Se você não quiser fazer furos na parede, use prateleiras estreitas com porta retratos apoiados, nos quais você pode estar sempre substituindo as fotografias.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CUSTOMIZAR, PORQUE NÃO?

Customizar o que se tem em casa está com tudo, e porque não aplicar este conceito também ao mobiliário de casa e transformar peças que estão encostadas em um cantinho, sem graça e sem utilidade em objetos de decoração inusitados, charmosos e, acima de tudo, úteis!
Freqüentando mostras de decoração como a Casa Cor ou a Morar Mais por Menos, me deparo vez ou outra com peças realmente fantásticas improvisadas com objetos que qualquer um de nós provavelmente tem em casa e quero aproveitar este espaço para dividir um pouquinho disso tudo com vocês.
Pra começar, separei umas fotos que achei bastante interessantes. Que tal transformar aquelas velhas estantes de aço de escritório em econômicas e versáteis prateleiras para a sala, escritório, quarto das crianças....
Na foto acima as estantes receberam pintura em tons alegres de verde e rosa e ficam incríveis no quarto das crianças como apoio para livros e brinquedos. O pufe de retalhos compõe ainda mais o visual alegre e despojado.

Uma outra forma interessante de usar as estantes de aço é fixando-as nas paredes deste escritório. Na foto acima, as estantes foram pintadas de preto, contrastando com a parede e o mobiliário branco e se transformando em práticos e versáteis apoios para livros e objetos.

Então, mãos à obra? A primeira providência é limpar bem a peça com uma solução de água morna e detergente e secá-la bem. Se a estante, além de encostada, estiver enferrujada é necessário lixar o local com uma lixa própria para ferro; nas demais áreas uma lixa fina mais fina irá uniformizar as superfícies. Em seguida use um pincel para passar zarcão em toda a estante e deixe secar. Escolha uma cor (sugiro as cores vivas!!) de tinta esmalte e dê a primeira demão, espere secar, lixe com uma lixa mais fina e repita a pintura. Ah, no caso do quarto das crianças, uma opção interessante é adesivar as prateleiras; listras, flores ou bolas coloridas ficam incríveis!


terça-feira, 5 de julho de 2011

Inspire-se e boas decorações!

Uma das principais tendências em decoração para 2011 é um regresso às origens e à preservação de tudo aquilo que é mais tradicional. A decoração é cíclica e hoje, tudo aquilo que está no sótão dos pais ou dos avós, pode e deve ser criativamente misturado com peças mais contemporâneas.
O vintage continua a ter um grande destaque na decoração de interiores, assim como os padrões, têxteis e cores de influência global.
                                         
Existência de um pequeno espaço de trabalho na cozinha, ou seja, um pequeno escritório onde é possível colocar o portátil, livros de receitas e documentos do dia-a-dia.
Armários de cozinha em tonalidades distintas, ou seja, os armários superiores podem ser numa cor mais clara do que os armários inferiores e vice-versa. Para quem prefere arriscar menos, a tendência vai para cozinhas claras (branco ou cinza), mas também para cozinhas escuras (preta, cinza, azul marinho).
A decoração amiga do ambiente continua a dar que falar em 2011 e a tendência é reciclar e reaproveitar tudo o que se tem, comprar em segunda mão, ser criativo na reinterpretação da arte de decorar e respeitar sempre o ambiente.
A mistura de vários tipos e estilos de mobiliário, em vez de um conjunto onde todas as peças são condizentes continua muito in em 2011.
O chão em madeira – de vários tipos e tonalidades – volta a ganhar enorme popularidade.
Forte aposta nas casas-de-banho/banheiros, que se estão a tornar cada vez mais amplos e luxuosos – no fundo com uma inspiração spa. Destaque ainda para o uso de madeira no WC, assim como linhas mais suaves e ainda a exposição de arte neste espaço mais íntimo da casa. Para além disso, as banheiras de pés vieram para ficar!
Nas tendências em decoração para 2011 haverá ainda um equilíbrio maior entre as dimensões, a qualidade e a intimidade dos espaços. Embora as divisões espaçosas sejam sempre bem-vindas, a tendência é para abraçar espaços mais pequenos, de maior qualidade e com um ambiente extremamente aconchegante. Os espaços pequenos estão in!
A cozinha será cada vez mais um ponto central da casa e uma das grandes tendências continua a ser as cozinhas abertas para a sala de jantar e/ou sala de estar.
No que se refere ao papel de parede, este continua a dar cartas em 2011, mas com algumas novidades: para além da aplicação em mais do que uma parede, destaque para o papel de parede pintável e lavável, metálico e texturizado, pintado à mão, com efeito 3D e imitação de madeira.
Juntar o útil ao agradável é outra tendência na decoração para 2011, onde se procura aproveitar cada nicho de uma divisão ou casa para criar um ambiente distinto ou para organização/arrumação, todo espaço, por mínimo que seja, pode ser aproveitado.
Em termos de cores, as tendências para 2011 apontam no sentido de cinzas claros e frescos, castanhos aconchegantes que buscam inspiração no chocolate, vermelhos vivos, fúchsias, púrpuras e azuis-safira.
Os espaços exteriores estão em alta e a decoração chega às varandas, pátios e jardins, com direito a mobília, têxteis e até objetos decorativos para tornar o ambiente ainda mais confortável e convidativo.



Tendências para sua festa

A tendência de decoração de casamentos para 2011 é surpreender com muita ousadia e criatividade. O ano de 2011 será marcado com cores fortes e marcantes como, rosa quente,vermelho,vinho,lilás,violeta, amarelo, laranja e roxo são apenas parte das opções que você terá para decorar e combinar objetos na sua decoração de casamento. Estas cores buscam toques que embelezam esse tipo de celebração. Caso não aprecie essas cores as opções são as cores em estilo vintage – azul,verde caqui, creme e vermelho queimado. Assim sua festa poderá ter um estilo mais despojado com mistura de cor e objetos que proporcionem um clima mais aconchegante.
 

Varias cores estarão de volta em 2011 entre elas o chocolate e suas diversas misturas, com rose ou tons pastel, o vermelho tijolo, o verde escuro que fica maravilhoso combinado com o branco e o cinza. Aliás, uma excelente mistura de cores é o cinza e o amarelo. Esta combinação não esta associada a nenhuma estação do ano – fica perfeita durante todo o ano. O resplendor de um tom amarelo limão deixa qualquer decoração deslumbrante durante o inverno e a combinação entre o cinza escuro, preto e o amarelo ouro é perfeita para os dias quentes de verão. Mas esta dupla tem ainda outra vantagem inegável, o fato de reunir cores que podem agradar noivos e noivas.




Com o tempo, as recepções de casamento se tornaram cada vez mais informais, a fim de criar uma casualidade, na qual os noivos poderão curtir de forma intimista como casal. E esta continua sendo a melhor escolha para 2011. Uma forte tendência para o próximo ano é a misturar formas e tamanhos de mesas, misturando diferentes tipos de cadeiras e bancos que se completem. Desta forma você conseguirá criar lounges, que permite aos convidados ficarem mais a vontade para se sentar onde quiserem.Até mesmo para aqueles que desejam economizar, esta é a melhor saída.
Alem de todas essas cores, o branco, sempre clássico, vem também repaginado com uma mistura com estilo rústico com moveis em madeira de demolição, ratam e muitas folhagens, tornando o ambiente aconchegante e charmoso.